AGORA é um portal brasileiro de análise da cena contemporânea, sediado na cidade de Porto Alegre/RS. O site abriga reflexões sobre espetáculos e livros (seção Crítica), bem como textos de teoria, entrevistas e reportagens (seção Cena Teatral).
O site está no ar desde 28 de julho de 2015. Atualmente o AGORA é editado por Michele Rolim e conta com uma equipe de críticos e críticas.
O AGORA defende que uma relação construtiva e horizontal entre a crítica e a cena é fundamental para o fortalecimento da produção teatral de qualquer país.
Coletivo AGORA
|
Michele Rolim, Porto Alegre/RS - EDITORA E CRÍTICA Jornalista e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Autora do livro "O que pensam os curadores de artes cênicas", editado pela Cobogó em 2017. Trabalhou de 2009 a 2017 como repórter responsável pelo setor de artes cênicas do Jornal do Comércio, em Porto Alegre. Participou dos júris do Prêmio Açorianos de Teatro, do Troféu Tibicuera de Teatro Infantil (ambos da prefeitura de Porto Alegre) e do Prêmio Braskem em Cena no festival internacional Porto Alegre Em Cena. Membro da International Association of Theatre Critics (IATC). |
Afonso Nilson Barbosa de Souza, Laranjeiras/PR - CRÍTICO Dramaturgo, crítico e curador de teatro. Participa regularmente de várias seleções de espetáculos para festivais, mostras e editais de cultura. Seus textos teatrais já foram encenados por dezenas de grupos profissionais e estudantis no Brasil e em Portugal, bem como adaptados para o cinema. Os textos teatrais mais recentemente encenados são Menino Pássaro (Cia Trapiá, RN, 2022); Suíte n.2 (Mariane Feil Produções, SP, 2021) e A mulher das flores (Edgar Benitez, SP, 2021). Doutor em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, propôs em sua tese um panorama temático da dramaturgia contemporânea brasileira das últimas duas décadas.
|
|
Consuelo Vallandro - Porto Alegre/RS - CRÍTICA Circense, bailarina e agente cultural. Constrói seus horizontes e práticas artísticas no campo da arte transdisciplinar, envolvendo a dança contemporânea, o circo e a performance, sendo esta última foco de sua pesquisa de mestrado junto ao PPG-AC da UFRGS. É gestora em Artes Circenses pelo IFSUL e graduada em Letras pela UFRGS. Já participou de mais de 10 espetáculos de dança, ópera, dança aérea e performances circularam por todo o estado, principalmente pela cia GEDA de Dança Contemporânea. Em 2021 teve seu trabalho em vídeo-dança indicado para o Festival internacional Dancine e para a Mostra do Prêmio Açorianos de Dança. É Conselheira Estadual de Cultura e suplente do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre.
|
|
Izabel Cristina - Porto Alegre/RS - CRÍTICA Diretora e professora de teatro, atriz, produtora, dramaturga e gestora cultural. Mestranda e Licenciada em Teatro pela UFRGS com Pós Graduação em Acessibilidade Cultural pela UFRJ e Artes Cênicas pela Censupeg. Diretora na Cia Tem Gente no Palco de Veranópolis/RS e o GET-Grupo de Estudos Teatrais de Gravataí/RS, sendo responsável pela criação de diversos espetáculos e projetos nas artes da cena, com participações e premiações a nível nacional e internacional. Integra o Coletivo Bando de Brincantes de Porto Alegre, a Diretoria do Colegiado de Teatro do RS, do SATED/RS e o Coletivo Interior em Cena. Atua como curadora, avaliadora, crítica teatral e na gestão de políticas públicas culturais no RS.
|
|
Pedro Bertoldi - Porto Alegre/RS - CRÍTICO Ator, dramaturgo, professor e produtor. Formado em Interpretação Teatral na UFRGS. Como dramaturgo, destacam-se os seguintes espetáculos: Desterro: Sobre restos que não importam mais, Inimigos na Casa de Bonecas, vencedor do Ibsen Scholarships 2017, Fábrica de Robôs, Filhas do Sal, Melhor Texto Original no 5º Festival de Teatro de Gravataí, O Diário Inexistente, Melhor Texto Original Infantil no 14º Festcarbo e 5º Festival de Teatro de Gravataí, Frankenstein, Olga e A Última Negra, pelo qual recebeu a indicação na categoria MELHOR AUTOR, no 16° Prêmio APTR, um dos maiores reconhecimentos das artes cênicas do Brasil.
|
|
Thiago Silva - Porto Alegre/RS - CRÍTICO Diretor, dramaturgo, ator, pesquisador, crítico e professor de Teatro. Doutorando em Artes Cênicas pelo Programa de Pòs-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, onde pesquisa as relações entre dramaturgia, encenação e escritura dramática. Bacharel em Direção Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Graduado em História e Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela FEEVALE. Possui diversos prêmios na área das Artes Cênicas, incluindo os de Melhor Espetáculo, Direção, Ator e Dramaturgia Original por diferentes trabalhos em Festivais regionais e nacionais de Teatro. Membro fundador e artista pesquisador no Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica - Porto Alegre (RS). |
|
Leandro Silva - Porto Alegre/RS - CRÍTICO Artista bonequeiro (filiado à Associação Brasileira de Teatro de ABTB Centro UNIMA Brasil União Internacional de Marionetistas UNIMA) e diretor teatral (DRT 12.402). Doutorando em Antropologia Social pelo PPGAS UFRGS. Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC UFRGS). Entre seus campos de interesse e pesquisa, estão as relações entre Arte, [novas] Tecnologias, Arte Ciborgue e o Corpo Pós-Orgânico. Atuou e dirigiu vários espetáculos teatrais, realizados de forma independente ou com o Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre RS). Artista Colaborador do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, onde coordena o NuTA - Núcleo de Teatro de Animação.
|
|
|
|
PARCEIROS |
|
|
L'INSENSÉ, Marseille/FR l'insensé é um site francês de artes cênicas (insense-scenes.net) criado em 2008. Reúne mais de 400 comentários sobre espetáculos especialmente da região do Mediterrâneo. Desde 2015, o l'insensé mantém parceria com a BNF Maison Jean Vilar durante o Festival de Avignom. A parceria do l'insensé e do Agora teve início em 2015, e envolve viagens de críticos entre Brasil e França e publicação conjunta de comentários nos dois sites.
|
OBSERVATÓRIO DOS FESTIVAIS, Belo Horizonte/BR O Observatório dos Festivais (OF) surgiu em 2014 como um conjunto de ações articuladas para divulgar, pesquisar e produzir conhecimentos sobre festivais de artes cênicas no Brasil, inicialmente com foco no teatro. Entre os objetivos do OF estão oferecer informações sobre os festivais que acontecem por todo o país, realizar debates, seminários e conferências, além de atividades de pesquisa. Acesse o link do Observatório dos Festivais em festivais.org.br
|
|
|
ENTREATOS - Porto Alegre/BR Criada em 2015, a EntreAtos (entreatosdivulga.com.br) é um espaço de encontro entre quem assiste a espetáculos e quem os faz com o intuito de valorizar e promover maior visibilidade aos trabalhos realizados em Porto Alegre e região. Para quem assiste, a EntreAtos mantém um site com agenda atualizada das manifestações cênicas, dispõem de serviço de venda de ingressos online, páginas nas redes sociais, canal com conteúdo no Youtube e blog. Para quem faz, oferece um serviço organizado de criação de conteúdo, divulgação e venda de ingressos online.
|