CUIDADO QUE RONCA
Kátia Bressane

O espetáculo infantil “Cuidado que Ronca” passeia por diversos ritmos brasileiros e do cone sul como chacarera, marcha-rancho, samba, toada e xote. O musical compreende 21 canções de ninar e é apresentado por Raquel Grabauska, Bárbara Borges e Cláudio Veiga. Os atores performam instrumentos, cantam e brincam e interagem com os elementos cenográficos durante a apresentação. É um espetáculo feito com canções de ninar, para crianças de até três anos. 

Cuidado Que Ronca é baseado no livro homônimo (Editora Projeto). Foi feito pela Lei de Incentivo à Cultura através do patrocínio da Petrobrás (prêmio Bolsa de Criação Literária da Petrobrás, edição 2010). Com um longo histórico de produções artísticas para crianças na área musical e de radioteatro, este é o primeiro trabalho que a trupe porto-alegrense dedicou ao universo dos bebês.

O espetáculo tem cerca de 30 minutos de duração. Três músicos cantam e brincam com os temas da primeira infância. Com acessórios divertidos, transformam elementos cênicos em diversos objetos. Um simples pano vira um caminhão, uma gangorra ou um boneco. O público é convidado a cantar suavemente, promovendo um momento de aconchego entre pais e filhos, cuja plateia se forma no chão, em tatames lotados de almofadas para o melhor conforto. Agora é cantar para os bebês, para os pais dos bebês, para os avôs e avós e ninar a família inteira.