Brasil Pequeno
Rafaela Piccinin

Tem história que é da Bahia, tem do Tocantins também. Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste. Tudo alinhado como uma colcha de retalhos da avó: para lá, para cá.

'Brasil Pequeno' é um espetáculo de Teatro de Bonecos em Miniatura que fala de pessoas. Pessoas que Genifer conheceu em viagens ao Brasil - um Brasil profundo. Conhecidas em olhos, ouvidos e afetos.

Habitando seus bolsos, os bonecos articulados em miniatura carregam as histórias de cada ser e de cada sentir. Carregam a grandeza que habita o detalhe.

Um espetáculo que fala como em sussurro da nossa gigantesca pequenez.

Duração: aproximadamente 45 minutos (espetáculo interativo).

Tempo de montagem: 60 minutos.

Tempo de desmontagem: 60 minutos.

Público: livre, com adaptação de histórias para cada público (adulto, infantil ou misto).

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

O espetáculo “Brasil Pequeno” possui caráter itinerante, o que confere ao espetáculo uma gama de possibilidades de locais de atuação. Iniciou sendo apresentado em residências de Porto Alegre, tendo sido depois apresentado em teatros, foyers, escolas, ruas, penitenciárias e eventos diversos.

Como a artista utiliza-se de seu figurino como cenário das cenas e por possuir bonecos em miniatura, recomenda-se que as apresentações sejam feitas em locais que propiciem, dentro do possível, o máximo de um ambiente intimista e próximo para com o público.

Iluminação: quando em teatro, adapta-se às montagens locais (luz geral), com preferência de montagem com o público sobre o palco (próximo). Sendo apresentado em espaços alternativos ou ruas, utiliza-se de luz natural.

Sonorização: quando o público for maior que 60 pessoas há necessidade de um headset com caixa de som. A artista toca músicas em uma sanfona, mas não há necessidade de amplificador.

Todos os direitos assegurados.

Para apresentações fora de Porto Alegre/RS: cachê (a combinar), transporte, translado, alimentação e hospedagem para uma pessoa.

GENIFER GERHARDT

Genifer Gerhardt é bonequeira miniaturista, realizadora audiovisual e poeta. Formada em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, começou como solista com apresentações de teatro de bonecos e palhaça nas ruas, estabelecendo trocas com pessoas, principalmente em pequenas povoações brasileiras. Foi assim que iniciou as suas andanças pelo país, em 2008.

Em 2015/2016 fez uma viagem de 1 ano percorrendo 20 mil quilômetros de Brasil com o filho a bordo de uma casa rodante: a Casa-Tiempo. A partir desses encontros criou o “Brasil Pequeno”, combinando histórias reais com os bonecos articulados em miniatura que pesquisa e confecciona desde 2005.

Genifer posteriormente passou a investigar o uso de seus bonecos em miniatura em vídeos de animação, utilizando a relação micro e macro como campo de investigação para possíveis metáforas. A partir daí percebeu que sua arte poderia transbordar para outras linguagens: o audiovisual e a literatura. Produziu mais de 28 videoartes com poesia autoral e bonecos em miniatura, tendo destaque seu prêmio recebido no Motif Festival - festival de cinema no Alasca. No campo da literatura publicou dois livros: “TIMTIM – um filho, uma mãe, dois nascimentos” (independente: Porto Alegre, 2015 – esgotado) e “brasil pequeno” (Libretos: Porto Alegre, 2017).  “Brasil Pequeno” foi indicado ao Prêmio AGES Livro do Ano (categoria não-ficção, Associação Gaúcha de Escritores).

Genifer Gerhardt apresenta o espetáculo "Brasil Pequeno" desde 2013, sendo apresentado em residências, praças, espaços públicos, museus, festivais, saraus, escolas, penitenciárias, reuniões e eventos diversos. Como atuadora solista já se apresentou no Brasil, Argentina, França, Espanha, Itália, Grécia e Bolívia.

À sua maneira, ela vê no seu trabalho artístico uma forma de honrar a sua origem e as suas raízes: tudo o que a habita e a faz continuar.

( www.genifer.com.br )