BOM PRA CACHORRO - O CIRCO TEATRO DO ABELARDO
Ronald Mendes

A montagem do espetáculo de bonecos “Bom pra cachorro” foi inspirada nos shows apresentados nos circos teatros que circulavam nas cidades do interior do país. Sem feras ou números grandiosos, as pequenas tendas de pau fincado foram, por muitos anos, uma inusitada e atrativa forma de entretenimento popular.

Em seus espetáculos eram apresentados números circenses e musicais intercalados por esquetes cômicos. As piadas eram construídas a partir de informações obtidas nas conversas de bares e feiras, quando o artista popular estabelecia os primeiros contatos com seu público. A Estrutura dramática dos textos possibilitava improvisos e citações de personalidades, fatos e expressões regionais, agregando a velhos textos um frescor comunicativo que conquistava a empatia do espectador pela sua identificação com personagens.

A Caixa do Elefante – teatro de bonecos transpõe este espírito de comunhão teatral para a linguagem dos bonecos de luva, técnica tradicional do grupo desde sua fundação fazendo referência aos autores de sua primeira montagem teatral e também celebrando os 32 anos do Abelardo – o cachorro ator e mestre de cerimonias de seus espetáculos.