Bate para a tua patota que hoje tem circo!
Acervo Grupo Tholl

“Bate pá tua Patota” foi um termo popular muito usado na década de 70 inspirado na música de “Baiano & Os Novos Caetanos” criado por Chico Anysio, Arnaud Rodrigues e Orlandivo.

Bate pá = Fala pra…

Patota = Turma

Bate pra tua Patota = Fala pra tua turma

Recordando uma senhora que certa vez pronunciou essa expressão, “Bate pra tua patota que vai ter circo”, convidando um grupo de jovens próximos a assistir ao nosso espetáculo da época que estava estreando naquele dia.

Esta gíria dita por ela nos inspirou para viajar a uma época muito rica culturalmente perfeita para montar um espetáculo circense só que desta vez de rua!  As expressões populares marcam cada época, falam de cada tempo e a partir deste tempo buscamos músicas marcantes de Nara Leão, Chico Buarque, Milton Nascimento e Gonzaguinha.

O espetáculo conta a história de uma viúva, a Sra. Mery Gisleyne, dona de um circo itinerante. Solitária e nostálgica, ela mantém viva sua paixão pelo seu amor que se foi. O único momento que lhe traz alguma felicidade é quando está no picadeiro, em seu espetáculo, é o momento em que canta e revive todas as suas boas lembranças. Ela sempre veste preto.

Os artistas da trupe, Keitonkedir, a Atriz Adjunta, Pequena Teuda, Dorival Tarzan, Divino Marvin e Calvíssimo Peixoto, tentam de todas as formas fazer com que essa mulher redescubra as cores, a vida e sinta novamente a felicidade, levando o circo de cidade em cidade, apresentando-se onde puderem.

“BATE PRA TUA PATOTA, QUE HOJE VAI TER CIRCO” é o circo tomando as ruas. A arte precisa estar nas ruas, tocando a todos com sua magia de forma autêntica e popular. Estar nas ruas é como se despir de todas as facilidades de um palco convencional, é enfrentar a verdade dos olhares, dos risos e das manifestações verdadeiras, sempre lado a lado.

Dona ELECY continuamos BATENDO para todas as PATOTAS que SEMPRE vai ter CIRCO!

*Dona Elecy Oliveira Jorge a divertida senhora que soltou a gíria.

Por João Bachilli