Da Puberdade à Menopausa
Heloisa Bortz

"Da Puberdade à Menopausa" é protagonizada pela atriz gaúcha Angela Dippe, com produção de San Lopez e equipe técnica de Porto Alegre.

O monológo é uma comédia com toque autobiográfico, escrito pela própria atriz, que faz um misto de Stand-up comedy e palestra, para falar sobre a Montanha-russa Hormonal na vida de uma mulher.

Com tintas autobiográficas e muito humor, o espetáculo compara a trajetória da mulher a uma “montanha-russa de hormônios”, em comparação com a vida dos homens, que segue em “movimento retilíneo e uniforme, sem atrito e sem aceleração”, segundo a própria atriz.

O espetáculo é uma mistura de stand-up comedy e palestra, com Angela apresentando ao público as diversas fases da vida de uma mulher, da Puberdade à Menopausa.

Ao longo de seu relato, ela desenvolve temas como relacionamentos amorosos, padrão de beleza, cultura do patriarcado, machismo, sexo na maturidade e etarismo. 

A abordagem é pessoal, mas embasada em informações científicas e históricas que vão pontuando o texto, sempre com muita irreverência e quebrando temas que ainda hoje podem soar como tabus.

Atualmente com 61 anos, Angela garante que o texto se comunica com todas as faixas etárias. “Escrevi a peça em dez dias, mas reunindo ideias anotadas ao longo de anos. O título diz tudo, é da puberdade à menopausa. Todas as mulheres se identificam”, diz, reforçando que o público masculino também se diverte. “Homens se relacionam com mulheres em todas as fases, então as situações que aparecem na peça também dizem respeito a eles”, revela.

"Uma Comédia de Mulher, para Mulher, mas que todo Homem deve assistir!"