Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue
Alex Ramires

Depois de 30 anos de trabalho na empresa “Marcondes & Marcondes Canos e Conexões”, a secretária bilíngue Marjori percebe que será demitida quando solicitam que ela treine uma mulher mais jovem para exercer exatamente as suas funções.  Ocupada com lembranças, devaneios, tarefas e dificuldades em adaptar-se aos novos tempos, ela gasta sua vida em função de coisas que ela própria não escolhe, aceitando o que o "destino" lhe dá. É no seu diário que ela registra (ou inventa?) a poética de sua rotina massacrante.

Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue reflete profundamente sobre a alma humana, o envelhecimento, a menopausa, a descartabilidade contemporânea e a sede de viver, usando o humor, mas também a reflexão como ferramentas. As referências foram buscadas a partir da observação da vida cotidiana de homens e mulheres que vivem situações parecidas com a de Marjori e da necessidade de aprofundar uma reflexão sobre a poética das pessoas absolutamente comuns, colocando uma lupa no “ordinário” em busca do “extraordinário”.

Ao revelar sua intimidade através do diário, a personagem se autoinvestiga e convida o público a fazer o mesmo. Passeando pelos seus devires mais rasos ou mais profundos, vamos refletindo (no sentido espelho e no sentido pensamento) o que nos irmana nessa condição do viver em sociedade.

Portfólio

https://drive.google.com/file/d/1Riq-8_uqhC63qVCCD-vi8N4Gh3sOp8LP/view?usp=sharing