CUCO - A LINGUAGEM DOS BEBÊS NO TEATRO
Mário de Ballentti

SINOPSE DO ESPETÁCULO

Motivado por aquela que parece ser uma das primeiras experiências lúdicas e estéticas dos bebês, o jogo entre o “esconder e o revelar”, conduz as personagens do espetáculo a percorrer um universo em que é a surpresa do começo, da chegada, da primeira vez, a manipulação de objetos em transformação criando uma atmosfera espetacular no qual as fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiam entre o real e o imaginável, entre o possível e o surreal.

Bebês e crianças pequenas percorrem por esta experiência, no qual é lícito experimentar e viver a possibilidade de contemplar.

Se para os bebês esta experiência pode representar uma forma de conhecer o mundo, para a Cia Caixa do Elefante – teatro de bonecos, configura-se como um meio de se aproximar da linguagem dos bebês, de reconhecer as suas ações e a formas singulares que utilizam para participar e usar a cultura da qual fazem parte.

O formato arena da montagem possibilita um espaço de acolhimento, interação e descobertas entre os bebês e seus cuidadores. Ambos vivem uma experiência teatral única e inesquecível para toda vida.  Esta produção foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, recebendo em 2015 quatro premiações do Troféu Tibicuera – teatro infantil ( melhor espetáculo, melhor produção, melhor cenografia e melhor direção )

O teatro que estamos realizando propõe um diálogo com a linguagem dos bebês, colocando-os como protagonistas e centro do processo de criação, mesmo quando na condição de espectadores junto a seus pais, atuam como foco desta experiência estética e cultural.