Jordana (versão piscina)
Captura de imagem por câmera de filmagem parada

Grupo - Figura Cênica

Espetáculo - Jordana (versão piscina)

 

 

A criação do trabalho teve como ponto de partida um episódio contado na história de Maria Egipcíaca (Sofrônio - Século VI). O pagamento da passagem na travessia do rio.

A inspiração no detalhe também serviu como base para a criação de obras (poemas e textos publicados em 1924, 1957 e 1958 no Brasil) de escritores brasileiros e estrangeiros.

A partir daí veio a criação da história para o espetáculo. A história de Jordana. A moça que segue rumo ao desconhecido, numa viagem que revelará o outro lado... O que aconteceu naquele rio?

 

Jordana na piscina - Jordana no palco

A ideia de fazer o mesmo espetáculo de duas formas (piscina e palco) surgiu em 2009. Ali foi o começo do processo, mas só em 2011 foi possível dar os primeiros passos nos estudos para o trabalho. Foram muitas paradas e retomadas até o resultado final, pois o projeto consistia em dois processos distintos para o mesmo espetáculo. Para cada um foi preciso um estudo e um trabalho conforme as necessidades de cada forma. Soluções diferentes, algumas cenas diferentes, figurinos diferentes e etc. O espetáculo "Jordana" (versão piscina) estreou em 2023 com uma apresentação experimental para público convidado. O espetáculo "Jordana" (versão palco) ainda está em processo de finalização.

O trabalho traz uma junção de linguagens. Do que se pode experimentar como atriz/artista/manipuladora, na interpretação como um todo. A experimentação da expressão corporal, do teatro de ator, do ator com os elementos de cena, com o teatro de animação e etc.