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No meio do mar, o caos; no palco, a coisa chamada teatro. Cinco pessoas em um barco à deriva, após uma festa, são colocadas em xeque pelo inesperado. Pelo caminho do absurdo, transformam o indefinido em uma experiência universal, repleta de dilemas, distanciamentos e egoísmos. Uma situação-limite traz à tona as verdadeiras identidades.
A Coisa do Mar, em cartaz neste mês no Auditório do Instituto Goethe, propõe uma reflexão sobre o “monstro” que habita nas gentes e coabita as relações humanas. O texto da dramaturga alemã Rebekka Kricheldorf olha para a falta de sentido da vida, usando-a como questionamento e impulso para a ação – mesmo a individual.
Naquele barco ao léu, as pessoas se revelam. Boris, editor-chefe de uma revista masculina, namorado de Carla, se autoafirma pela fama e pelo sucesso que faz com as mulheres. Por isso não se conforma com as investidas frustradas à garçonete Mimi. Carla e Berenice, aparentemente amigas, trocam farpas sobre qual delas conheceria a verdadeira felicidade. São relações de pura conveniência, superficiais e baseadas em interesses. Ronald, filho de Carla, é a figura mais ignorada pelo grupo por viver em um mundo particular. Mas é justamente o mais lúcido de todos frente ao inusitado.
A falta de rumo ganha dimensão maior na história de Kricheldorf quando surge “a coisa do mar” que coloca os tripulantes em iminente perigo. É aí o ponto de virada na vida de todos. A morte que se aproxima, a fome que chega, a luta pela sobrevivência e o esgotamento emocional revelam outras coisas entre eles.
O humor sarcástico e por vezes ébrio do texto da dramaturga alemã é sublinhado por Jéssica Lusia na sua primeira investida profissional como diretora. A influência do teatro do absurdo ganha carga com personagens caricatos, diálogos construídos como quadros cortados e cenas bastante imagéticas. Ronald, menino estranho para todos, olha seu próprio mundo, distante daqueles ao seu redor, sentado à gávea do barco. Ele vive ali por vontade própria ou imposição da sociedade. Essa escolha visual da marcação de cena é algo próximo, também, ao teatro do grupo Bagaceira, do Ceará, que em Lesados fez uma investida parecida, ao colocar cinco personagens prestes a pularem de um penhasco, no ápice de suas loucuras.
Destituídos de sentido, os personagens de A Coisa do Mar vivem como em uma grande brincadeira infantil. E a cenografia corrobora essa opção. O ilusionismo dos objetos usados remete o espectador a um quarto de crianças que simulam estar num barco. Um gravador de fita amplifica suas confissões.
Esse investimento em um registro “infantilizado” ganha ainda outra perspectiva, quando levada em consideração a juventude do próprio elenco do espetáculo. Com atuações bem-humoradas, o grupo de atores, em maioria, tem uma potência instigante, sobretudo a interpretação sarcástica das atrizes Gabriela Poester (Berenice) e Joana Kannenberg (Carla). As duas protagonizam papéis venenosos, que mesmo à beira da morte não deixam de espinhar uma a outra. Em uma das cenas, por exemplo, Berenice não se poupa de jogar na cara de Carla os distúrbios mentais do filho.
Ao fim, a percepção que se tem é de um teatro despojado e comprometido; ousado e disposto à subversão. Um trabalho que diverte, mas também nos instiga a pensar sobre o que está nessas águas que nos levam pela vida. O que está nessas águas que nos unem, embora estejamos tão dispostos a nos distanciar uns dos outros?
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A COISA NO MAR
Texto: Rebekka Kricheldorf
Direção: Jéssica Lusia
Assistência de Direção: Natália Soldera
Elenco: Joana Kannenberg, André Varela, Madalenna Leandra, Eduardo Schmidt, Gabriela Poester
Trilha sonora: Tomás Dornelles Piccinini
Cenário: Letícia Castilhos Coelho
Iluminação: Carina Sehn
Figurinos: Geluza Tagliaro
Produção Executiva: André Varela
Realização: Instituto Goethe e Prefeitura Municipal de Porto Alegre